Chamada de Trabalho

TEMA CENTRAL 2018: “Água: Corrente da Vida”
ISSN nº 23162890

EIXOS TEMÁTICOS

1) Iniciativas Socioambientais com foco na Sustentabilidade em Organizações Públicas, Privadas, Estatais e do Terceiro Setor

Trabalhos que apresentem iniciativas que demonstrem um relacionamento ético e transparente com vários parceiros, como a comunidade, a escola e a universidade, colaboradores, clientes, revendedores, fornecedores, instituições de todos os setores. O objetivo é reunir artigos que retratem iniciativas que respeitem as leis, preservem o meio ambiente e estimulem o desenvolvimento da sociedade, realizando projetos ou negociações economicamente viáveis, ambientalmente aceitáveis e corretos, bem como socialmente justos, que agreguem valor na busca contínua pela sustentabilidade.

2) Ética, Direito, Justiça Ambiental e Educação Ambiental

Trabalhos cuja proposta central é refletir sobre práticas e metodologias interdisciplinares, relacionadas ao ensino e à incorporação de categorias das ciências e tecnologias para a sustentabilidade e as políticas, economias, legislações, culturas, artes, linguagens. O objetivo deste eixo é discutir os artigos que demonstrem a busca do tratamento justo e do envolvimento significativo de todas as pessoas, independentemente de sua raça, etnia, cor, origem, credo ou renda, no que diz respeito à elaboração, desenvolvimento, implementação e reforço de políticas, leis e regulações ambientais, bem como de estratégias pedagógicas que revelem um caminho para o enfrentamento de conflitos socioambientais, na busca pela gestão ambiental democrática e a educação ambiental crítica Por fim, visa-se compreender elementos e objetos de pesquisa que retratem a conduta comportamental do ser humano em relação à natureza, decorrente da conscientização ambiental, tendo como objetivo a conservação da vida global. O eixo inclui ainda fundamentos e metodologias de educação ambiental que visem a afirmação de relações de convívio sustentável entre seres humanos e natureza, na contramão do antropocentrismo, do racionalismo, do individualismo e do consumismo, referencias centrais do modelo de desenvolvimento hegemônico.

3) Políticas Públicas Ambientais e Agenda Ambiental na Administração Pública

Trabalhos que demonstrem o papel do Poder Público na prevenção do dano ambiental e a responsabilidade do Estado pela implementação de políticas públicas com o objetivo de preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais. O objetivo do eixo é reunir artigos que retratem a resposta da Administração Pública no enfrentamento de graves questões socioambientais, nas principais linhas de ação: uso racional de recursos naturais, gestão adequada dos resíduos gerados, qualidade de vida no ambiente de trabalho, sensibilização e capacitação de servidores, licitações e contratações sustentáveis e construções sustentáveis.

4) Aspectos Teóricos e Práticos das Ciências Ambientais

Trabalhos que apresentem abordagem interdisciplinar com intercâmbio no campo conceitual, metodológico e na colaboração científica entre diversas áreas do conhecimento. O objetivo do eixo é reunir artigos que apresentem a ampliação da cooperação técnico-científica; expansão de parcerias entre universidade, setor público, empresas e sociedade civil com foco nas questões socioambientais e/ou na sustentabilidade.

5) Conservação, Sustentabilidade e Ecoturismo

Trabalhos que apresentem propostas de análise da conservação da diversidade biológica e cultural. O objetivo do eixo é reunir artigos a partir de reflexões críticas quanto às estratégias de conservação da natureza, considerando ainda parâmetros teórico-metodológicos com ênfase na incorporação das dimensões da sustentabilidade. Podem ainda ser submetidas propostas que tratem da aplicação e desenvolvimento de métodos e técnicas para a criação, planejamento, manejo e gestão do Ecoturismo em áreas protegidas, considerando a conservação da natureza, a valorização do conhecimento tradicional e práticas de educação ambiental, em especial em unidades de conservação, terras indígenas e territórios quilombola.

6) Avaliação de Riscos e Impactos Ambientais

Trabalhos que demonstrem a importância da avaliação de riscos à saúde e da avaliação dos impactos ambientais. O objetivo do eixo é reunir artigos que destaquem os riscos   causados pelos diversos setores e atividades, bem como ações e programas que previnam os impactos e acidentes ambientais de forma planejada, com eficiência para conter os imprevistos.

NORMAS DE SUBMISSÃO

O período de submissão de artigos será de 28 de maio de 2018 a 20 de julho de 2018.

– Poderão se inscrever: estudantes de graduação e ensino médio, pós-graduação, pesquisadores e gestores de instituições públicas e privadas que tenham experiência na temática ambiental.

– O tema do IX EIA é: “Água, corrente da vida!”

– Serão 12 trabalhos selecionados

– Número máximo de autores: oito para cada trabalho.

Os autores deverão enviar para o email eia_evento@uniriotec.br dois arquivos: um com identificação de autoria e outro sem identificação.

(1) O arquivo com identificação deverá indicar: nome completo, instituição, email e a linha temática em que o trabalho se insere no corpo do texto antes do título do trabalho, sendo elas:

  • Iniciativas Socioambientais com foco na Sustentabilidade em Organizações Públicas, Privadas, Estatais e do Terceiro Setor
  • Ética, Direito, Justiça Ambiental e Educação Ambiental
  • Políticas Públicas Ambientais e Agenda Ambiental na Administração Pública
  • Aspectos Teóricos e Práticos das Ciências Ambientais
  • Conservação, Sustentabilidade e Ecoturismo
  • Avaliação de Riscos e Impactos Ambientais

(2) O arquivo sem identificação deverá indicar: o título do trabalho e a linha temática.

– No prazo de até 7 (sete) dias, o (s) autor (es) receberá (ao) uma mensagem confirmando o envio. Caso não receba a mensagem, deverá repetir a operação.

– Trabalhos enviados fora da formatação serão desconsiderados.

A versão enviada é a final não cabendo solicitações de troca do artigo após o envio.

– Os trabalhos serão submetidos em uma das formas:

1) TRABALHOS COMPLETOS – a Comissão Científica selecionará os 12 trabalhos com maior pontuação, sendo que o critério de desempate é a metodologia, para apresentação ORAL.

2) RESUMOS EXPANDIDOS – a Comissão Científica selecionará os 10 trabalhos com maior pontuação, sendo que o critério de desempate é a metodologia, para apresentação em RODA DE CONVERSA. A roda de conversa é uma possibilidade metodológica para facilitar a comunicação dinâmica e produtiva entre autor(es) e participantes do evento.

– Regras de formatação

1) TRABALHOS COMPLETOS

O manuscrito deverá ser encaminhado em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF, tamanho de folha A4, margens superior e inferior de 2,5 cm e esquerdo e direito de 3,0 cm, espaço 1,5, fonte Time New Roman 12 e todas as páginas numeradas, obedecendo o limite de 8 páginas incluindo tabelas, figuras e referências bibliográficas. O(s) nome(s) do(s) autor(es) não deverá constar no trabalho enviado para avaliação.

Corpo do texto:

Título: Texto centralizado, caixa alta, negrito e fonte Time New Roman 12.

Resumo: Não conter mais do que 200 palavras.

Palavras-chave: Número máximo de 3, não repetir com os termos presentes no título.

Abstract: Não conter mais do que 200 palavras.

Keywords: Número máximo de 3, não repetir os termos presentes no título.

Demais itens do trabalho:

Introdução
Metodologia

Resultados e Discussão

Considerações Finais

Referências bibliográficas

Listagem de tabelas e figuras com suas respectivas legendas.

Agradecimentos

Tabelas e Figuras – Apresentadas no final do manuscrito com a respectiva identificação para fins de revisão. Devem estar em tamanho adequado para avaliar sua relevância para o trabalho e qualidade do material apresentado.

Citações no texto

– Um autor: Andrade (2001); (Andrade, 2001);

– Dois autores: Andrade & Perez (2001); (Andrade & Perez, 2001)

– Três ou mais autores: Andrade et al. (2001) e (Andrade et al., 2001).

No caso da citação de mais de uma referência deve-se seguir a ordem cronológica das mesmas:

“Barreto & Resgalla (1995), Andrade et al. (2001)” ou

“(Barreto & Resgalla, 1995; Andrade et al., 2001)”

Referências: Listar somente as citações do texto em ordem alfabética, segundo o modelo:

– Artigo: Soares, M. & Santos, F. 2010. Educação Ambiental para a sustentabilidade. Revista Brasileira de Meio Ambiente. 13(2): 2-20.

– Livro: Costa, S.; Maia, G.; Dias, G. & Fonseca, A. 2001. Desenvolvimento sustentável. 3º Edição. World Press, São Paulo, 220p.

– Capítulo de livro: Smaal, A.C. & Widdows, J. 1994. Turismo sustentável. In: Rocha, M. (ed.). Questões ambientais nos centros urbanos. World Press. 245-252pp.

– Teses: Godoi, S.S. 1982. Estudos da percepção de professores sobre a importância da Educação Ambiental em práticas sustentáveis. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação. Universidade Federal do Rio de Janeiro. 125p.

2) RESUMOS EXPANDIDO

Título: Texto centralizado, caixa alta, negrito e fonte Times New Roman 12.

Texto do resumo: Fonte Times New Roman 11, espaçamento simples e cor preto. O tamanho do papel deverá A4 (210 x 297 mm), margens de 2 cm (superior, inferior, direita e esquerda) e alinhamento justificado. O texto deve conter no mínimo 2 páginas e no máximo 4 páginas, incluindo título, texto, tabelas e/ou figuras e referências bibliográficas. O formato do arquivo deverá ser “doc” ou “docx” (Microsoft Word versão 6 ou superior) ou “rtf” (Rich Text Format). O tamanho do arquivo (não-compactado) não poderá ultrapassar 600 KB.

Palavras-chave: Número máximo de 3, não repetir os termos presentes no título.

Citações conformes as normas da ABNT